Ju - sou eu ^^

"Peteninha" - como sou, como a minha irmã me descreveria...

Eu... os meus gostos... os meus pensamentos...
um espaço de reflexão, de troca de impressões, de livre expressão.

domingo, outubro 28, 2007

A Bússola desvairada


É que ele há com cada uma!
Imaginem só...
Através do "Sr.Quicas" fiquei eu a conhecer um tal Blog Chamado Bússula da autoria de uns quantos senhores, já de sua idade.
Acontece que os posts aí feitos tendem todos uma tendência anti-Lisboeta, anti-Sul de Portugal.
Impressionante é ver quão fogosas se podem tornar as discussões à custa de tais tópicos. São enumerados os motivos de orgulho em se ser desta ou daquela região; os porquês de esta cidade ser melhor, "mais à frente", do que a outra; existe mesmo uma tendência discriminatória perante os que se demonstrem ser da região sul de Portugal.
São levantados insultos, atribuídas culpas por haver este ou aquele problema. E, irónicamente, todos eles falam do orgulho em ser português!!!
Como é que é possível?? Como?! Realmente, isto vindo da geração que actualmente lidera o nosso país, só me leva a pensar que não me admira que o país esteja como está!
Quando é que o povo português, o povo do país! e não desta ou aquela região, esta ou aquela cidade, QUANDO? é que O POVO se unirá para vencer os males que se dispõe no nosso caminho?
Curioso como é a mesma geração que há umas décadas, já, gritava a frase que agora preciariam de recordar...
"A união faz a força", e as gentes deste nosso Portugal tão pequenino, já demonstrou, ao longos dos séculos, a dimensão que essa força pode atingir. Pela história, pela herança que trago no meu sangue, tenho orgulho em ser portuguesa, tenho orgulho em Portugal. Pena que a tal geração não evoque o mesmo orgulho pelo país que evoca pela sua região e faça algo por um país melhor, nem que seja apenas "dar o exemplo"...
Ju^^

1 comentário:

Joaquim do Carmo disse...

Tenho pena que mais ninguém tenha espreitado essa "Bússola" onde, embora sem esperança de qualquer sucesso tentei, passe a imodéstia, deixar um apelo à razoabilidade! Porém, apesar de alguns dos seus autores, parece-me que o espaço não faz mais que acolher os mais torpes exemplos de acicatados ânimos entre o norte e o sul, na maior parte dos casos com raizes clubísticas!... e deixei de apresentar tal site no meu blogue, claro!