Ju - sou eu ^^

"Peteninha" - como sou, como a minha irmã me descreveria...

Eu... os meus gostos... os meus pensamentos...
um espaço de reflexão, de troca de impressões, de livre expressão.

domingo, outubro 28, 2007

A Bússola desvairada


É que ele há com cada uma!
Imaginem só...
Através do "Sr.Quicas" fiquei eu a conhecer um tal Blog Chamado Bússula da autoria de uns quantos senhores, já de sua idade.
Acontece que os posts aí feitos tendem todos uma tendência anti-Lisboeta, anti-Sul de Portugal.
Impressionante é ver quão fogosas se podem tornar as discussões à custa de tais tópicos. São enumerados os motivos de orgulho em se ser desta ou daquela região; os porquês de esta cidade ser melhor, "mais à frente", do que a outra; existe mesmo uma tendência discriminatória perante os que se demonstrem ser da região sul de Portugal.
São levantados insultos, atribuídas culpas por haver este ou aquele problema. E, irónicamente, todos eles falam do orgulho em ser português!!!
Como é que é possível?? Como?! Realmente, isto vindo da geração que actualmente lidera o nosso país, só me leva a pensar que não me admira que o país esteja como está!
Quando é que o povo português, o povo do país! e não desta ou aquela região, esta ou aquela cidade, QUANDO? é que O POVO se unirá para vencer os males que se dispõe no nosso caminho?
Curioso como é a mesma geração que há umas décadas, já, gritava a frase que agora preciariam de recordar...
"A união faz a força", e as gentes deste nosso Portugal tão pequenino, já demonstrou, ao longos dos séculos, a dimensão que essa força pode atingir. Pela história, pela herança que trago no meu sangue, tenho orgulho em ser portuguesa, tenho orgulho em Portugal. Pena que a tal geração não evoque o mesmo orgulho pelo país que evoca pela sua região e faça algo por um país melhor, nem que seja apenas "dar o exemplo"...
Ju^^

sexta-feira, outubro 26, 2007

Mudar um Pneu!

Arô Arô!
Antes de mais queria pedir desculpa por não ter postado diariamente... Bolonha tem-nos preenchido o tempo com trabalhos, trabalhinhos e trabalhecos, tornando-se difícil enquadrar o blog no pouco que resta...
Contudo, não queria deixar de partilhar convosco a minha mais recente aventura!
Passou-se ontem à noite, quando saí com um grupo de amigas para "tomar um cafézinho".
Estavamos nós a chegar à apelidada "rua dos bares" de Braga (esta bela localidade onde me encontro!) quando o belo do Pneuzito do carro da minha amiga fura!
Estão vocês a imaginar o misto de pânico e risota no qual se tornaram os minutos que se seguiram... Ali estavamos nós, quatro gatos pingados (ou melhor, 3 gatas e um gato... he he) a ter de mudar um pneu numa rua cheia, e por cheia entenda-se a "abarrotar", de gente jovem!
Acabou por se tornar uma avenntura fácil de resolver quando alguns, poucos, devo o entanto dizer, cavalheiros se dispuseram a ajudar.
No entanto, depois desta aventura, e já ao meu jeito filosófico herdado por parte do "Sr. Quicas", começo eu a divagar sobre os "pneus" que não me importaria de ter podido mudar ao longo desta minha, ainda tão curta, viagem.
De certo já todos passámos pelo mesmo; momentos menos bons, momentos de arrependimento de determinados actos ou palavras que gostariamos de emendar... Determinados "pneus" nos quais nos envolvemos e que nos saíram "furados"...
É então, "furados" esses "pneus" e passados outros tantos metros de estrada, que usamos frequentemente a frase "se eu soubesse então o que sei hoje..."
Mas se soubessemos, será que mudavamos realmente o que se passou? Ou seguiriamos o mesmo caminho? Porque no fim de contas, se não tivessemos seguido esse percurso não teriamos vivido o que de bom aconteceu, nem chegaríamos onde chegamos...
E se, caso fosse possível, mudassemos esses "pneus"? Será que também eles sairiam "furados"? Será que no final de contas iriamos querer voltar de novo atrás no tempo e mudar tudo voltando ao início, ao que nos tinha feito escolher este novo "pneu"?
Impressionante como é complicada a mente humana... os fios de pensamentos e ideias e sentimentos que se cruzam e tornam coisas que podem parecer tão simples num imenso novelo de puras impressões...
Sabem que mais é impressionante? O quanto sonigo divagar a partir de uma aventura a mudar um pneu!
Ju Peteninha^^

segunda-feira, outubro 22, 2007

A caminho de casa...

Pois é...


Estava eu hoje com o "sr.Quicas" a caminho de casa com o nosso Chevy quando dei por a apreciar a paisagem urbana circundante...


De um lado um pôr do Sol com cores magníficas! Digam o que disserem para mim o Pôr do Sol tem sempre uma magia que o envolve, que me transmite sempre algum sentimento ou pensamento: seja um pensamento feliz, ou um simples pensar que cheguei ao fim de mais um dia, vivi (ou sobrevivi...) mais um dia. Mas engraçado como de uma forma ou de outra é sempre um sentimento/pensamento de "finalidade": porque finalmente atingi algum objectivo; porque cheguei ao fim de mais um dia...







Do outro lado, como que relembrando que a vida é composta de oposto, estava Lua. Ainda não está cheia, ainda não atingiu o fim do ciclo e a forma redonda que a mim, por algum motivo desconhecido (ou não... =p) me transmite sempre calma. Não vos consigo explicar completamente, nem sei se vos acontece o mesmo, mas para mim... para mim a Lua (fonte de uma Luz diferente, com um brilho especial...) é como um amiga que todas as noites espreita nem que seja só para se certificar que ainda respiro. Não que não tenha "verdadeiras pessoas e amigos" que o façam. Não me posso queixar! Tenho a sorte, prazer e honra de diariamente estar rodeada de pessoas fantásticas que o fazem. Mas... a Lua, não sei bem explicar!... Há um elo bem mais forte.





Os dois opostos muito significado me trazem...

Só queria partilhar convosco isto em que pensei hoje, a caminho de casa...

Ju Peteninha^^

sábado, outubro 20, 2007

Lolly pops!

A cor.
Estar rodeada de Cor torna-me uma pessoa diferente, uma pessoa que de alguma forma vê o mundo com outros olhos. Não sei quanto a vocês, mas naqueles dias cinzentos e chuvosos (como os que se devriam fazer sentir actualmente...) só uma "bela d'uma mantinha" com cházinho quente, sentada no sofá a ler, ver tv ou o que quer que o humor indique, é que me restituem ao estado de espírito colorido dos dias límpidos do Verão e Inverno cerrado...
Sair à rua envolta em imensos cascóis de lã, ou passear com leves vestidos por um prado verdejante ou numa praia de mar azul, mar português, fazem-me sentir mais "EU".
Há um sítio fabuloso no qual me perderia caso tivesse tido oportunidade e que aconselho vivamente a todos os que queiram experenciar do que vos falo: "la Boquería".
É um regalo para os olhos!
Tanta cor! É espectacular! Tanta fruta! Tanta variedade! Tanto doce!!!
Tanta goma e "Lollypop"!!!
É mesmo um regalo para o olho, mas quem for crente como eu também o pode ser para o estômago (e para a alma...)!
No final do dia, a experiência de lá ter ido, toda aquela cor, fizeram a diferença...
Tal como um dia nublado em muito difere no meu estado de humor de um dia cheio de sol.
Uma coisa tão simples como a cor.
Ju Peteninha^^

sexta-feira, outubro 19, 2007

Imagem Vs. Palavras

Nem por acaso...

Hoje na aula de Informação Internacional surgiu a discussão a volta da conhecida frase "uma imagem vale mais que mil palavras". Ao mesmo tempo, sentada a dois lugares de mim, estava uma colega e amiga minha a fazer uma listagem das suas palavras favoritas. Depois do post que fiz ontem até parece irónico, não?

Foi então que me debati sobre o assunto... Cheguei rapidamente à conclusão de que sem dúvida alguma para mim uma imagem diz imenso. Mas a subjectividade está, na minha opinião, quase sempre subjacente a qualquer foto. Uma fotografia não deixa de ser a visão, o olhar, a perspectiva que determinada pessoa capta sobre algo no mundo.

Às palavras também se liga à subjectividade, óbvio, mas não deixa de haver um maior espectro de possibilidade de objectividade.

Contudo, talvez seja isso que me atrai nas fotografias... talvez seja a oportunidade de entrar no "olho" de outra pessoa, de captar de outras formas aspectos que me rodeiam. Engraçado é comparar só através de imagens as posturas que existem perante determinados cenários, determinados eventos, objectos, momentos...

E tudo por uma simples imagem. Apenas UMA imagem.

Por isto... gosto da ideia, gosto de imagem.

--

pic by Ju Peteninha

--
Ju Peteninha^^

quinta-feira, outubro 18, 2007

Sonho


"O sonho comanda a vida" é o que se costuma dizer... há falta de sonhos é o "Senhor" que olha por nós, que nos guia... mas... e os que não têm sonhos e não acreditam no "Senhor"... serão esses os que desistem? Os que perecem para apenas em memórias viver?

Eu sonho...e gosto de sonhar! A mim o sonho dá-me a esperança que o mal me tira... É assim que eu consigo viver... Não acredito no "Senhor"... Acho que nunca acreditei... Só nos sonhos... nos meus e nos dos outros...

Mas comandaram eles a vida? Ajudar ajudam de certeza... mas quem tem o comando? Para mim...? Somos nós.

Por isso, por muito que me tentei impedir, vou sonhar, sonhar sempre! Até não o poder fazer mais...

Ju Peteninha^^
pic by Ju Peteninha ^^

The begining of things...


Aqui estou eu a começar um blog...

Faço-o por influência de um certo senhor "Quicas" a quem muito devo...

Por aqui tenciono apenas escrever... o que me vier a cabeça, o que sentir, comentar ou criticar ou seja o que for...

Conto com o vosso feedback.
---

Palavras soltas, com significado ou não... apenas palavras. Palavras que ajudam, que acalmam, que provocam, que magoam, que emocionam, que espantam... Palavras: umas simples, outras nem por isso. Palavras. Há as que muito dizem, as que vão bem com melodia, as que têm bom paladar, as que têm peso, as que têm esperança, as que sonham... E depois, como em tudo na vida, há as que faltam... Ou melhor!... As que não há. Mas eu gosto delas... de palavras.

---
Ah! E peço desde já desculpa pelo exagerado uso de "pontinhos". As reticências tornaram-se desde cedo uma das maiores influências do Senhor "Quicas". :) Considerem-nas uma imagem de marca... uma característica desta vossa "blogueira".

Ju*